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sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dispositivos didático-pedagógicos no ensino da Radiologia Odontológica

Já faz mais de dez anos, quando iniciamos o Ensino da Radiologia no Curso de Odontologia da UNIVILLE. Pudemos constatar através de seguidas avaliações, que muitos acadêmicos têm dificuldades para compreender alguns conceitos relativos à dinâmica de formação de imagem e limitações bidimensionais de técnicas radiográficas. Técnicas mal executadas geram imagens com pouco ou nenhum valor diagnóstico. Levam-nos às repetições de exames e expõem pacientes desnecessariamente aos raios X.
      Buscamos alternativas didáticas que fossem economicamente viáveis e tecnicamente funcionais, para aprimorar e acelerar a compreensão dos conceitos básicos da física da radiação por parte dos acadêmicos. Construímos alguns dispositivos para o ensino e pesquisa, sendo que em 2007, por ocasião da 42ª Reunião Anual da Abeno, nosso trabalho foi selecionado para apresentação. Na ocasião, a repercussão foi imediata, vários professores se mostraram interessados no assunto. Pudemos sentir que as dificuldades eram comuns.
      Apesar de todo desenvolvimento tecnológico pelo qual passamos nessa última década, esses complementos pedagógicos ainda são extremamente úteis para enriquecer as nossas aulas práticas de radiologia. Estão de acordo com as diretrizes que norteiam o uso da radiação X e afinados com as nossas preocupações sobre a exposição do indivíduo às radiações ionizantes.

       Imagem feita essa semana nos laboratórios da UNIVILLE, onde estamos reproduzindo erros na incidência dos feixes de raios X sobre as guias de um desses dispositivos.
Prof. Giuseppe Valduga Cruz 
giuseppe@rdoradiologia.com.br