CHAT RDO

VISUALIZAÇÕES

sábado, 5 de março de 2011

Reabsorção radicular interna

Existem basicamente 2 tipos de reabsorção radicular interna:
1) inflamatória: sua aparência radiográfica é uma área radiolúcida de forma ovalada dentro da câmara pulpar. Os limites são bem definidos. Não há formação de tecido mineralizado.
2) por substituição: radiograficamente observa-se um aumento irregular e localizado do canal radicular e a descontinuidade do canal no restante da raiz. Esta reabsorção pode ser comparada com "a anquilose da parede do canal" ou "coexistência da reabsorção radicular interna e calcificação pulpar difusa". Há formação de tecido mineralizado no interior do conduto radicular. 

Aqui apresentamos um caso incomum de reabsorção radicular interna por  substituição no incisivo central inferior direito (41). Nota-se a radiolucência irregular no terço médio da raiz e a obliteração do conduto nos terços apical e cervical e câmara pulpar.
O diagnóstico é confirmado por meio da dissociação radiográfica. A área radiolúcida permanece sobre o canal radicular, no terço médio da raiz do dente 41, em ambas as radiografias periapicais com angulações diferentes.
Referência: Patel S, Ricucci D, Durak C, Tay F. Internal root resorption: a review. J Endod. 2010 Jul;36(7):1107-21.